FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES
Como faço um orçamento para contratar seus serviços? Agendar uma apresentação para negociarmos?
Posso aplicar com a FM Transportes a Logística reversa pós vendas?
Sim! A logística reversa é uma importante prática nos negócios, uma crescente tendência mundial, muito utilizada porque é oportunidade para que seu estabelecimento se destaque no mercado! Agrega valor ao produto e aumenta a rentabilidade da sua empresa, porque se torna uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Seu diferencial estratégico é que seus clientes se aproximam de sua marca e empresa, porque é um benefício que reflete a sua venda por haver uma coleta eficiente e responsável, seja por motivos comerciais ou por descontentamento (por defeito, arrependimento de compra, pedido incorreto) a nossa empresa realiza esse processo, confira com nossos consultores. Se você já é nosso cliente PJ com contrato converse com seu consultor de relacionamento.
Sou cliente loja, como agendar uma coleta?
As coletas são agendadas automaticamente após o cadastro do pedido em sistema, normalmente quando é acordado já tem uma frequência de dias para que o time do departamento operacional possa passar (daí ele abre uma janela para o atendimento de coleta)
Sou lojista e quero enviar mais pacotes no mês por vocês como faço?
Se tiver muitos pacotes, conta com a gente! O procedimento é simples, os arquivos podem ser zipados todos juntos e adicionados ao envio do sistema "Alfatracking". Sobre qual veiculo, deixa com gente! Nós é que vamos encontrar o veículo certo para qualquer quantidade de pacotes que precisar. E ser for apenas um? Até mesmo um a gente coleta e entrega.
Vale lembrar que o peso limite é até 30 kg e as dimensões máximas que adotamos é de 80cm x 80cm x 80 cm pois caso ultrapasse o peso e as dimensões limites sua encomenda poderá ser recusada ou pode estar sujeita à aplicação de taxa adicional de entrega.
Conheça mais, preencha nosso formulário
Sou cliente loja e quero saber quais os tipos de produtos posso empacotar para encomendar com a FM Transportes?
A logística de cargas fracionadas realiza coleta, transporte e entrega de diversos produtos: dos petiscos, suplementos alimentares, bebidas como licores, vinhos aos panetones, doces, trufas, bombons, manipulações farmaco, confecções de roupas, calçados, acessórios, maquiagens, cremes, suplementos, equipamentos eletrônicos, mecânicos, ferramentas, telecomunicação, suprimentos de impressão como tonner, cabos, lâmpadas de leds, adaptadores, materiais de escritório como papéis, cadernos, livros, agendas, apostilas, canetas, esquadros, sacos plásticos, utilidades domésticas, artesanatos, incensos, enfeites, bijuterias, semi-jóias, eletrodomésticos, etc...
Sou cliente lojista, como fazer a declaração de conteúdo pela FM Transportes?
A declaração de conteúdo é uma opção é válida para quem não precisa emitir nota fiscal * para a encomenda que postou para FM Transportes.
* É permitida para pessoas físicas e jurídicas, não contribuintes do ICMS, ou seja, que não realize operações relativas à circulação de mercadorias de modo habitual ou em volume que caracterize intuito comercial. A FM transportes tem um modele de declaração de conteúdo onde deve ser preenchido com os dados corretos do remetente, destinatário, descrição do produto, quantidade e valor do produto.
Importante lembrarmos que em alguns estados existe a exigibilidade da Nota Fiscal complementar (nota fiscal avulsa). Para estes, a declaração de conteúdo não é aceita.
Atenção: Se optou pelo envio com declaração de conteúdo, o valor segurado deverá ser preenchido com o valor estimado do produto. E se optou com envio com nota fiscal, deverá preencher com o valor da nota, não será considerado o valor do frete se nela estiver embutido.
Converse com nosso consultor. Preencha nosso formulário
Sou cliente loja (assinei contrato de serviços) como consigo fazer cotações de fretes?
É simples! No menu cotação você poderá saber antecipadamente o valor de cada frete. Para fazer a cotação só será necessário preencher as informações de – CEP Destino – Valor Total da NF – Peso Bruto total – Itens (volumes) do envio em centímetros.
OBS 1: Cada item adicionada a cotação é um volume.
OBS 2: Os prazos exibidos na cotação são os prazos de entrega após o processamento
(pesagem e medição) das encomendas. Para clientes de São Paulo o processamento é feito
no mesmo dia da coleta. Cliente de fora da São Paulo, devem adicionar o tempo de trânsito.
Consulte o tempo de transito conosco no canal de relacionamento! Não é cliente? Seja já! Clique aqui.
Sou cliente loja, quais são as dimensões máximas aceitas do volume de transporte para todos os tipos de envio com a FM?
As dimensões máximas dos volumes que serão aceitos para o transporte são ALP
100x150x150cm em todos os tipos de envio.
Para os serviços standard e expresso, nós da FM Transportes possuímos um processo automatizado de processamento
(pesagem e medição do volume) por meio de um equipamento denominado sorter. Este equipamento possui uma restrição de tamanho cuja as medidas são ALP 80x60x120cm.
Como faço para atualizar o endereço no pedido
Caso tenha colocado endereço errado, é necessário que envie as informações do endereço correto para loja, assim a mesma entrará em contato conosco para que possamos efetuar a correção.
Quais as regiões atendidas pela FM Transportes?
A FM Transportes atua nacionalmente em todas as regiões do Brasil, atende as principais cidades brasileiras.
Nossos clientes estão espalhados em mais de 600 municípios.
Venha para a FM Transportes e descubra o que podemos fazer para o seu negócio! clique aqui
Fiz uma compra pela internet. Como faço para saber o status de entrega do meu pacote?
Você poderá acompanhar o rastreamento do seu pacote, clicando aqui.
Para maiores informações, pedimos que entre em contato diretamente com a loja ou estabelecimento responsável pelo pedido.
Tentativas de entrega, será feito mais tentativas?
Realizamos até 3 tentativas de entrega na ausência do destinatário das quais procuramos realizar em dias e horários diferentes para garantir que haja sucesso no recebimento do seu pedido.
Para maiores informações, será necessário que entre em contato direto com o local onde você realizou o seu pedido.
Vi no status "conflito de localidade" o que quer dizer?
Quer dizer que o CEP informado para destino da encomenda está divergente. Exemplo: uma encomenda apresenta nos dados de entrega a uma rua de Belo Horizonte com um CEP de Curitiba. Como as encomendas são roteirizadas no "hub" por CEP, essa encomenda seria transferida para
a base de Curitiba, devendo ser redirecionada à base de Belo Horizonte após identificação da falha, se você é o destinatário, contate o estabelecimento onde fez o pedido para ter maiores informações.
Como resolver problemas na entrega e devoluções?
Importante realizar o primeiro contato com a loja, (o estabelecimento que solicitou o pedido) para que ela possa realizar o contato conosco e enviarmos as informações sobre o seu pedido.
O que é interpéries? Status que aparece no rastreio?
Não foi possível realizar a entrega naquela data, devido a condições desfavoráveis, como: chuvas, enchentes, quedas de árvores, manifestações de rua, local de difícil acesso, alagamentos, problemas no veículo como motor, pneu furado etc.
Desisti da compra e recusei meu pedido. O que faço agora?
É importante e necessário que entre em contato com o estabelecimento que seu pedido foi efetuado e informe sobre a desistência solicitando a devolução. Contratualmente são os estabelecimentos que definem os próximos passos para solucionar a questão com os clientes.
O que é o status entregue CD?
Coleta chegou no CD Centro de Distribuição o que chamamos aqui de "hub" já processamos o pacote em nosso galpão para ser devolvida e encaminhado ao embarcador.
Status do rastreamento esta dizendo que esta com "Problemas Fiscais" o que quer dizer? O que faço?
Significa que a encomenda está retida pela SEFAZ (Secretaria do Estado da Fazenda órgão vinculado ao Ministério da Fazenda) para ou Cia para conferencia da nota fiscal. Nesta situação se a mercadoria é perecível o prazo estimável é de 72 horas, para demais o regulamento do ICMS terá o prazo até 30 dias.
O que fazer? Acompanhar a liberação que é solicitada através do estabelecimento onde solicitou o pedido do qual ficará ciente através de seu contato.
O que quer dizer no status "Embarcado para" que informa no status de rastreamento?
Embarcado para significa: que a encomenda passou pelos processos de
etiquetagem, processamento, roteirização
e consolidação e será expedida conforme
prazo de transferência da respectiva base
de distribuição.
Não recebi o meu pacote de pedido e consta como entregue
Nessas situações é importante ver quem recebeu, se conhece a pessoa que recebeu, tentar falar com a mesma... Se você mora em um condomínio, verifique com a portaria, se mesmo assim você teve problemas com a entrega, entre em contato diretamente com a loja ou estabelecimento responsável pelo pedido, para checarem internamente entre os encarregados (numa acareação) e definirem os próximos passos diretamente com você.
Sou cliente lojista e vi um status no rastreamento "FALTA DE COMPLEMENTO FÍSICO" O que é?
Ocorre quando nossa base que é responsável pela entrega recebeu um volume menor do qual mencionado na NF/sistema - conflito entre o que coletamos para entregar e o que esta sendo entregue
(pacote com múltiplos volumes).
o que pode estar gerando a seguinte situação exemplo: Cliente informa que o pacote está em atraso e que precisa de urgência. Neste caso o destinatário deve contatar o estabelecimento para atualizar sua previsão de entrega da encomenda feita.
Quero receber dicas, ofertas de recompensas, campanhas especiais de brindes da transportadora FM Transportes.
Sim você recebe por e-mail basta se inscrever em nossa newsletter.
Sou cliente lojista terei a disposição equipe de SAC para lojista - tipo de atendimento - horário de atendimento etc.
A loja/estabelecimento conta com atendimento de segundas às sextas no horário comercial das 8:00 às 18:00hs.
SAC é exclusivo e personalizado para atendimento, analisa e-mails encaminhados pelas lojas/estabelecimentos avaliando os casos individualmente formalizando com prazos para respostas.
O que é uma acareação? Esta aparecendo no status do rastreio...
Acareação é um processo que acontece sempre que um pacote dado como entregue não chegou realmente às mãos do destinatário final. Por exemplo, um cliente pode afirmar que não recebeu um pacote, porém, o status da encomenda foi registrado como entregue no sistema. Nesses casos, é necessário uma acareação, que nada mais é do que investigarmos o que aconteceu com a entrega. O pacote pode ter ficado com um vizinho, ter sido entregue no endereço errado ou para alguém que estava em frente a residência, por isso recomenda-se que quando a pessoa que vai receber o pacote não está no local, o melhor a fazer é contatar a loja e avisar qual o melhor horário para fazer a entrega ou se existe alguém de confiança para receber o pacote.
FM Transportes, pede para passar documentos e pagamentos em mensagens de celular?
Atenção! A FM Transportes preza pela transparência e pela segurança na comunicação.
Por isso, não responda trate com o estabelecimento que encomendou seu pacote, confirme somente com eles e nunca deixe seus dados, cartões, documentos expostos seja por meio de mensagens para aplicativos de terceiros ou em posts de redes sociais.
Receberei SMS e E-mail informando sobre a entrega. O que fazer?
Não responda os e-mails ou SMS são respostas programadas e automáticas. Para qualquer informação ou dúvida contate o estabelecimento / loja onde encomendou seu pedido.
TRABALHE CONOSCO | Vagas para motoboys e motoristas
Para vagas de motoristas e motoboys pedimos aos interessados que compareçam a unidade João Dias para preenchimento de ficha de pedido de emprego:
- De segunda a quinta das 09hs às 17hs
- Sexta das 09hs às 16hs
Endereço Rua Clermont, 116 - São Paulo SP
Demais vagas acompanhe nosso Linkedin https://www.linkedin.com/company/fm-transportes
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